O que é a Terapia Floral e Como atua?

Quando uma pessoa está  bem consigo mesma, realizada e feliz, tem condições de transmitir coisas boas a todos que a rodeiam. Porém muitas vezes, pelas situações da vida ou devido à sua personalidade, nem sempre consegue manter-se em harmonia com o seu íntimo ou ter clareza suficiente para identificar ou alcançar suas metas, o que pode gerar diversas dificuldades emocionais e atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos, sua felicidade e a sua saúde como um todo.


A Terapia Floral ajuda no desenvolvimento das virtudes necessárias de maneira que a positividade vai se tornando cada vez mais evidente e a negatividade vai perdendo a força e deixa de se manifestar, sem guerra, de forma sutil e natural, “ assim como a neve que derrete sob a luz do sol… Dr. Bach”.

A Terapia Floral utiliza a filosofia do Dr. Edward Bach e o repertório de centenas de essências florais como embasamento. Além disso, conta com o terapeuta qualificado que tem a função de acompanhar o indivíduo  no processo de auto conhecimento para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais desenvolvendo assim as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos.

A Terapia Floral age de modo integrado: com o envolvimento do paciente, com o acompanhamento e apoio terapêutico, e com a informação dos  florais.

Na Terapia Floral o indivíduo é visto como um todo, em vários aspectos: sua personalidade, sua situação atual, seus ideais, sua saúde física, seu contexto social, educação, crenças, valores, sua maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida, além de muitos outros detalhes.

Assim, com a orientação terapêutica, com a conscientização sobre a causa do problema, com envolvimento no processo e com a informação dos florais há condições de desenvolver virtudes, atitudes, pensamentos e hábitos positivos.

 

  1. #1 by Terapeuta Magda Santucci on 12 de novembro de 2013 - 12:56

    A Santos, o floral Clematis de Bach ajuda a pessoa a concretizar as ideias, a se manter no foco e na realidade. Abraços.

  2. #2 by a santos on 4 de novembro de 2013 - 6:42

    eu tenho desrealizacao devido a ansiedade e depressão. tem algum floral bach que amenize a desrealizacao? obrigada.

  3. #3 by Terapeuta Magda Santucci on 17 de setembro de 2013 - 20:04

    Polly, os florais não emagrecem, mas eles nos ajudam a desenvolver os aspectos que necessitamos para conquistar nossas metas. No caso do emagrecimento podem ajudar desenvolvendo auto disciplina, auto controle, amor próprio, paciência, coragem, energia mental, motivação,perseverança, serenidade, atitude,decisão, entre outros aspectos. Para você seria indicado uma composição floral que respeitasse o seu ritmo, sua personalidade, sua situação além do acompanhamento terapêutico que lhe daria suporte durante todo o processo de concretização das suas metas. A Terapia Floral pode lhe ajudar muito, por isso pense em investir nessa ideia ou comigo ou com outro terapeuta floral. Abraços.

  4. #4 by Polly on 2 de setembro de 2013 - 0:11

    Boa noite..estou muito acima do peso..e não consigo emagrecer por nada . Sou muito ansiosa nervosa..e tudo isso sr agravou de 7anos pra cá quando perdi meu pai fiquei com distúrbio emocional minha pressão artériAl desrregulou um pouco e com isso fui só engordNdo e hoje 30kg acima do peso sofro muito me sinto sozinha me sinto feia..choro qndo vou me trocar..e fikei sabendo q o floral poderia me ajudar..qual vc me aconselha ??o que vc me aconselha fazer?me ajuda!preciso ter prazer em viver ..

  5. #5 by Florais Bach on 26 de julho de 2013 - 16:14

    Marcia, seria importante que você buscasse orientação especializada, mas enquanto isso utilize Rescue e Crab Apple (Bach) com Dill (Califórnia). Um abraço.Magda Santucci.

  6. #6 by mMarcia Cristina Gonçalves da Conceiçáo on 15 de junho de 2013 - 5:13

    OiOi,meu nome é Marcia, ,ja fiz terapia floral por um ano,fiquei muito bem’mas a mais a um ano e sete meses eeu perdi meu marido de uma foema inespedada.Achei que tinha me recuperado totalmente,mas acho que náo.sou muito ansiosa ee eestou sofrendo com hipotiroidismo,por causa dee uma imagem q vi na net ,desenvolvi uma especie de fobia que me deixa muito nervosa,meu corpo doi,fico estressada .Não posso ver furos ou buracos q fico com repulsa,é muito estranho,parece q meu cérebro associa coisas q parecem corriqueiras a essas ïagens q vi,e muito ruim.Gostaria de saber se tem algum floral para esse problema,por favor.

  7. #7 by Florais Bach on 21 de janeiro de 2013 - 14:05

    Olá Mari! O floral Larch, de Bach nos ajuda a enxergarmos nossas qualidades, nossa capacidade e nosso potencial. Assim, vamos assumindo o nosso real valor e percebendo que ninguém é igual a ninguém e que isso é que faz toda a diferença. Larch, nos ajuda a nos orgulharmos de nos mesmos sem contudo parecer que existe convencimento. Se a sua mãe pensa de forma diferente deve ser porque cresceu acreditando nisso. Mas as coisas mudam, as situações mudam e você não precisa pensar ou sentir como sua mãe. Você pode mudar e ter uma atitude mais positiva. Deixe sua luz brilhar, você merece e é isso o que o mundo espera de você. Ficar escondidinha, na sombra de alguém, não nos ajuda a crescer e nem a sairmos do lugar!Um abraço. Magda

  8. #8 by Florais Bach on 21 de janeiro de 2013 - 13:55

    Roseli: O melhor seria identificar e tratar a causa da ansiedade, juntamente com florais que proporcionassem, por exemplo, nutrição emocional, desenvolvimento da paciência, da calma, da persistência, do auto controle, força de vontade, etc. Caso tenha interesse por um atendimento personalizado, visite a página Consultas. Um abraço e tudo de bom. Magda

  9. #9 by Florais Bach on 21 de janeiro de 2013 - 13:41

    Olá Marisete! O floral Elm, de Bach, nos ajuda a resgatar uma energia extra para lidarmos com as responsabilidades que a vida nos impõe. O rescue, de Bach, nos ajuda a manter o equilpibrio quando estamos enfrentando situações muito difíceis. Um abraço e tudo de melhor para você e para sua mãe. Magda.

  10. #10 by Florais Bach on 21 de janeiro de 2013 - 12:56

    Olá Maria! Os florais sempre podem ajudar na parte emocional e podem ser utilizados por qualquer pessoa, em qualquer idade. Eles podem proporcionar o desenvolvimento da paciência, da aceitação, da esperança, da coragem, da perseverança, etc, etc. Entretanto é importante que sejam florais adequados à pessoa e à sua situação. Um abraço e tudo de melhor! Magda.

  11. #11 by Florais Bach on 21 de janeiro de 2013 - 12:27

    Olá Helena! Se as dores não tem uma explicação médica pode ser que sejam devidas a tensão muscular, já que é o que mais acontece. Os florais atuam no emocional e os seus efeitos positivos se refletem no corpo, como consequência. Em primeiro lugar precisamos identificar a causa emocional da ansiedade para depois partir para a escolha de florais. Cada pessoa é única e por isso os florais adequados vão tratar você e não combater a ansiedade. Eles vão lhe ajudar a desenvolver os aspectos positivos que lhe faltam para que consiga lidar melhor com as situações, de forma equilibrada. Assim o relaxamento será uma consequência do seu equilíbrio. O ideal é procurar orientação especializada. Caso tenha interesse, veja a página Consultas, que ofereço. Um abraço. Magda.

  12. #12 by Mari on 6 de janeiro de 2013 - 0:33

    Tenho uma insegurança em relação a trabalhos, pelo fato de ainda não ter faculdade e durante 3 anos ter trabalhado como operadora de telemarketing, onde me sentia com minha auto estima muito baixa…minha mãe nunca me incentivou a trabalhar, ao contrário sempre dizia que homem que deve trabalhar, e era para eu arrumar alguém bem de vida para não precisar trabalhar…mas adoro trabalhar e ser independente, estou a procura de trabalho, onde trabalhava fechou. E estou muito insegura, sinto como não irei conseguir. Por favor gostaria de uma ajuda.

  13. #13 by Roseli on 3 de janeiro de 2013 - 20:16

    Estou procurando alternativas para parar de fumar, acredito eu que fumo por ansiedade, gostaria de parar de fumar o mais breve possível, mas só de pensar no assunto a minha necessidade de fumar aumenta.Gostaria de saber se os florais de basch poderão de ajudar.
    Obrigada

  14. #14 by marisete sousa santos on 17 de dezembro de 2012 - 21:13

    marisete sousa santos :
    tenho ansiedade e isonia, ando muito nervosa pois estou com a minha mae doente e por isso estou mais nevosa e com muita dor de cabeca gostaria de uma orientacao.

  15. #15 by maria on 28 de novembro de 2012 - 14:32

    Olá boa tarde,

    Gostaria de saber como funciona a terapia floral…

    e se é indicado para paciente (jovem) que tem doença pulmonar (câncer).

    Obrigaada.

  16. #16 by Florais Bach on 26 de novembro de 2012 - 17:29

    Flater, a terapia Floral pode ajudar, complementando os tratamentos convencionais adequados. Se você já está tendo acompanhamento terapêutico tente utilizar o floral CLEMATIS, de Bach, que nos ajuda a ficarmos ligados na realidade. Abraço. Magda.

  17. #17 by Helena on 14 de novembro de 2012 - 0:40

    Tenho dores na região do pescoço e ombros, , essa dor me acompanha há anos e não passa, não tenho fibromialgia, já fiz exames e não deu nada, mas tenho uma dor que me persegue há anos, sou ansiosa por natureza , há floral que promova relaxamento?

  18. #18 by Janaina on 1 de novembro de 2012 - 23:34

    Adorei saber sobre os florais.

  19. #19 by Flater on 23 de outubro de 2012 - 2:01

    Pô, fui diagnosticado com Ansiedade e Transtorno do Pânico. Tinha medo de morrer, aperto no peito, tremia, suava e tudo mais. Estes sintomas passaram, mas agora tenho desrealização/despersonalização e tem piorado. Não aceito mais a realidade, não estou normal como eu era antes, eu tinha uma vida normal. Estudava, trabalhava e tudo mais. Trabalho hoje em dia, mais é complicado trabalhar desse jeito. Parece que tô em um sonho ou sei lá. Não consigo voltar à realidade, isso é muito triste. Quando vou ter minha vida de volta? Tem algum floral indicado? Peço ajuda, por favor :(

  20. #20 by Florais Bach on 17 de outubro de 2012 - 16:50

  21. #21 by Florais Bach on 17 de outubro de 2012 - 16:13

    Olá Valéria! os momentos difíceis passaram, mas pelo visto lhe deixaram marcas. Existem vários florais que podem ajudá-la, mas seria preciso entender mais sobre você, sobre sua história para saber quais os aspectos positivos que você precisa desenvolver para encontrar o equilíbrio. Entretanto tente o floral Rock Rose, de Bach e quando puder procure orientação especializada. Caso queira um atendimento completo veja mais em http://www.floraisbach.com.br/consultas-via-e-mail/2394-2/
    Desejo o melhor para você! Um abraço. Magda.

  22. #22 by Florais Bach on 17 de outubro de 2012 - 14:30

    Olá Diego! Os florais adequados podem lhe ajudar a desenvolver a auto confiança, a coragem e a motivação entre outros aspectos, mas para isso seria importante conhecer um pouco mais sobre você para que seja possível identificar e tratar as causas dessas dificuldades. Homens e mulheres podem ser atendidos através dos modelos de consulta que disponibilizo nesse site. Sugiro que leia sobre a Consulta Rápida que ofereço. Um abraço. Magda.

  23. #23 by Florais Bach on 17 de outubro de 2012 - 14:14

    Flávia, os florais sempre podem ajudar, mas seria importante conhecer um pouco mais sobre você para que os florais sejam adequados e coerentes com a sua personalidade e situação. Sugiro que procure orientação terapêutica para aproveitar tudo de bom que os florais podem proporcionar. Se tiver interesse solicite A Terapia Floral por e-mail que ofereço nesse site, ou tente o floral Cerato, de Bach para melhorar acreditar mais em sua voz interior. Um abraço. Magda.

  24. #24 by Diego on 4 de outubro de 2012 - 22:07

    Olá estou com dificuldade de tomada de decisão, falta de concentração ,tristeza, desanimo, medo, essas dificuldades que se acumulam quando não se consegue êxito na vida. Gostaria de conhecer essa “terapia”, qual o modelo indicado e se serve pra homem. Agradecido!

  25. #25 by valeria on 25 de agosto de 2012 - 10:20

    passei por momentos ruim na minha vida onde achei q ia pira, agora me encontro melhor mas fique com alguns medos como passar mal, medo da morte,de dâ derrame e ate mesmo do coração,estou tendo insônia, coração acerela pois fico nervossa por ñ conseguir dormir,irritada por dentro,nervosa, queria saber qual floral me ajudaria a ter paz, tranquilidade,e voltar a minha auto estima como sempre fui, sem medos alguns me atormentando…..obrigado..beijosss…

  26. #26 by Florais Bach on 17 de agosto de 2012 - 17:59

    Jennifer, o ideal seria entender o que está acontecendo com você para tratar a causa dessa dificuldade pela raiz. Para isso o melhor é buscar ajuda de um terapeuta especializado. Entretanto você já pode começar a se beneficiar dos florais Larch e Mimulus, de Bach. Boas coisas para você!Magda.

  27. #27 by Florais Bach on 17 de agosto de 2012 - 17:56

    Valéria, a perda de uma pessoa importante em nossa vida não é uma coisa fácil de aceitar.Muitas vezes a revolta atrapalha a recuperação e a retomada da própria vida, mas os florais adequados podem realmente ajudar, ainda mais se a pessoa está aberta e quer melhorar. Os florais adequados funcionam também como um apoio temporário para que possamos nos levantar e recuperar a vontade e a alegria. O ideal seria entender mais sobre você, mas utilize o floral Waratah da Austrália (ou Sweet Chestnut de Bach)e Wild Rose de Bach. Apesar do sofrimento, tudo JÁ ESTÁ melhorando, afinal você está buscando uma saída para melhorar e isso já é um grande passo. Fique confiante nos florais e converse com seu terapeuta sobre isso. Um abraço sincero. Magda.

  28. #28 by Florais Bach on 17 de agosto de 2012 - 17:18

    Viviane, para saber quais os florais mais adequados a você seria importante tratar a causa da ansiedade. Poderia ser auto cobrança ou a negatividade, por exemplo, por estar desempregada. Os sintomas de tensão e de irritação (que devem agravar seu problema digestivo e a enxaqueca) podem ser consequência da ansiedade, mas não há um floral específico para a ansiedade e sim muitos florais que tratam a pessoa que está ansiosa. Mesmo assim, tente Impatiens e Gentian do sistema Bach. Desejo que melhore logo. Um abraço e o melhor para você! Magda.

  29. #29 by viviane on 17 de agosto de 2012 - 13:15

    Olá estou desempregada ,anciosa,qualquer coisa me irrita,tenho tido discussões por qualquer coisa em casa com meu marido,tabém e tenho enxaqueca remédios já n adiantam mais,já tomo diariamente omeoprazol para ernia n esofago,gostaria de saber quais florais indicado para meu caso.Obrigado

  30. #30 by VValeria on 3 de agosto de 2012 - 16:04

    EEstou passando por um momento dificil. Pois perdi uma pessoa muito especial na minha vida. Elele Faleceu ha um mes e não estou conseguindo aceiita isso na minha vida. Comecei a fazer terapia para melhorar minha auto estima e animo para viver em paz. Por isso pergunto .Esses florais realmente funcionam ? Aguardo contato.

  31. #31 by Jennifer Cavalcante on 31 de julho de 2012 - 16:31

    Tenho ansiedade e sofro muito por causa disso.Muitas vezes não consigo falar em público e isso me prejudica muito. Acredito que isso aconteceu devido a algum trauma,pois há 3 anos atrás eu não sentia nada de disso,até fazia questão de falar em público!

  32. #32 by Michel on 12 de julho de 2012 - 0:20

    Olá, existe algum efeito colateral?

  33. #33 by Florais Bach on 20 de junho de 2012 - 18:19

    Olá Luciene! Essa fase é difícil mesmo, mas assim como tantas pessoas conseguem superar, você também poderá. Fique confiante. Existem muitos florais que podem ajudá-la nessa nova fase da sua vida, mas para saber quais seriam os mais adequados para você é preciso entender mais sobre sua personalidade e sobre o seu contexto, para enxergá-la como um todo. Nesses momentos difíceis da vida, podemos contar com o floral Rescue. Ele não trata nada especificamente, mas nos ajuda a manter o equilíbrio nas situações emergenciais. Assim que puder procure orientação terapêutica para aproveitar ao máximo tudo o que os florais podem proporcionar!Um abraço e tudo de bom. Magda Santucci.

  34. #34 by Florais Bach on 20 de junho de 2012 - 18:09

    Os florais não tratam o medo ou a ansiedade. Eles tratam a pessoa, por isso, o ideal seria entender de onde vem esse medo e essa ansiedade, e também enxergá-la como um todo. Dessa forma haveria mais condições de fazer uma composição eficaz e adequada a você.

  35. #35 by Luciene on 20 de junho de 2012 - 14:23

    Olá, Estou passando por um momento muito difícil na minha vida, meu marido pediu separação no dia 01/06/12 e eu não consigo sequer me imaginar sem ele, ainda estamos morando na mesma casa mas em quartos separados. Estou com muitissima ansiedade, me tratando com psisicologo, estou depressiva, com aperto no peito o dia todo, quase não consigo trabalhar, preciso muito de ajuda. Gostaria de saber o floral mais indicado para o meu caso. Por favor.

  36. #36 by Rosana Santa nna on 17 de junho de 2012 - 18:47

    Eu Rosana, começei a usar os florais e como um milagre vi o resultado de imediato, ja estive com o terapeuta e me sentir bem com a tecnica utilizada, vou continuar usando os florais………….

  37. #37 by iane on 16 de junho de 2012 - 21:27

    estou passando por um problema critimo na minha vida.
    estou com muito medo, muito medo e tb sou ansiosa .
    e ñ suporto sentir dor …gostaria de fazer o uso dos florais qual que voc~e me indicaria

  38. #38 by Florais Bach on 16 de junho de 2012 - 9:45

    Ana, o floral Agrimony é indicado quando a pessoa esconde sua tristeza e finge que está tudo bem para manter tudo em paz à sua volta ou ainda para não entrar em contato com a verdadeira causa de sua dificuldade. A pessoa também tenta fugir da dificuldade interior com comportamentos que nem sempre são saudáveis.Esse é um floral que pode trazer para a consciência conteúdos internos difíceis, por isso é aconselhável que haja acompanhamento terapêutico para dar suporte. Cada pessoa, conforme sua sensibilidade e auto observação, tem um tempo para perceber os resultados. Muitas vezes começa a parecer até no mesmo dia. Um abraço. Magda.

  39. #39 by Florais Bach on 16 de junho de 2012 - 9:37

    Olá Ana!Os florais não são escolhidos para tratar os sintomas eles são escolhidos para a pessoa. Outra pessoa com ansiedade e em estado depressivo provavelmente precisará de florais diferentes.Por essa razão, antes de poder saber qual seria o floral mais adequado seria preciso entender pelo menos um pouquinho mais sobre você. Os florais adequados podem potencializar os efeitos positivos do tratamento psicológico! Para mais informações preencha o formulário da página Contato.Um abraço! Magda.

  40. #40 by Ana on 15 de junho de 2012 - 15:59

    Me indicaram o floral de Bach Agrimony , Quando tempo ele começa a agir no organismo? serve para que?

  41. #41 by Ana on 15 de junho de 2012 - 15:57

    Estou passando por um momento muito difícil na minha vida. Estou com ansiedade, me tratando com psisicologo, meio depressiva, com muitas dores na cabeça, aperto no peito e muitas dores no corpo. Gostaria de saber o floral mais indicado para o meu caso. Obrigada!!!!

  42. #42 by Florais Bach on 8 de junho de 2012 - 12:21

    Lídia, na terapia Floral via e-mail poderemos nos comunicar até que você concorde com os objetivos dos florais considerados. Isso costuma levar uns 3 dias. Então você além de ter florais adequados para lhe ajudar a entender o ciúme e se equilibrar, terá também florais para desenvolver os aspectos necessários para lidar melhor com a sua situação. Para isso o seu envolvimento é fundamental e poderemos ainda manter contato durante 25 dias corridos, pois assim você tem o suporte terapêutico durante essa fase difícil. Entre em contato se quiser mais explicações, ou escolha a terapia Floral via e-mail.Terei prazer em lhe atender. Um abraço. Magda.

  43. #43 by Lídia on 8 de junho de 2012 - 11:49

    Olá sou Lídia e estou em dúvida sobre qual consulta escolher. Quero entender o porquê do meu ciúme, mas preciso de ajuda rápida porque meu casamento não está nada bem…