O que é uma essência floral? Quais sistemas que existem?

Essência floral é a impressão, captada pela água, dos potenciais de cura de uma determinada planta. As flores, no seu auge de florescência, transmitem para a água, onde são colocadas, a informação da sua virtude característica, com o objetivo principal de proporcionar harmonia aos seres e aos seus ambientes.

Tudo começou com o Dr. Edward Bach, que inspirou muitos pesquisadores da atualidade a criar outros sistemas florais em diversas partes do planeta. Dentre esses sistemas alguns foram mais estudados, seguindo critérios científicos, e  por isso atualmente são os mais utilizados: Florais de Bach – (Inglaterra) – Florais da Califórnia (EUA) – Essências Florais do Bush Australiano (Austrália) – Florais de Minas (Brasil) – Florais Filhas de Gaia (Brasil) –  Florais do Deserto (Arizona- EUA) , Florais do Sul (Brasil).

De onde vem os Florais? Como são preparados?

Os florais foram desenvolvidos inicialmente na Inglaterra pelo Dr. Edward Bach, importante médico bacteriologista, na última década de 30. Depois disso, seguindo sua inspiração, outros sistemas florais foram criados.

Os Florais normalmente são preparados a partir de flores silvestres saudáveis que vivem em locais tranqüilos, livres da agitação e da poluição dos grandes centros urbanos. As flores são colhidas cuidadosamente e colocadas em potes de vidro com água pura. Conforme a flor, o preparo será pelo método solar  ( ficam expostas ao sol durante um determinado tempo), pelo método da fervura ( fervidas nessa agua em recipiente refratário ou de aço inoxidável), ou pelo método do cristal (consiste em aproximá-lo das flores sem precisar colhê-las e depois colocá-lo na agua do pote que também fica sob o sol).  Após esse processo é adicionado conhaque, ou brandy de boa qualidade, ao líquido resultante para manter a conservação (nos Florais do Sul, brasileiros, utiliza-se a cachaça orgânica como conservante). Após um desses procedimentos, coa-se o líquido e a ele adiciona-se mais conhaque para que seja  distribuído em pequenos frascos, geralmente de 10ml, e comercializados. Essa é a apresentação da essência concentrada, também chamada  de Stock ou estoque. As várias soluções estoque, de várias flores, compõe o kit de um sistema floral.

 

 

  1. #1 by Terapeuta Magda Santucci on 30 de setembro de 2014 - 21:04

    Enviado em 05/09/2014 as 21:23
    Estou na menopausa, tomo antidepressivo.Desejo ajuda para tristeza, desanimo,cansaço mental e fogo selvagem.Muto obrigada .


    MARIA DA SALETE, um terapeuta especializado pode lhe ajudar a identificar as causas dessas dificuldades que relata e assim escolher florais de forma personalizada. De qualquer maneira pesquise sobre os florais de Bach Mustard, Wild Rose, Olive e Hornbeam. Pesquise também sobre Mulla Mulla, da Austrália.Um abraço e tudo de melhor pra você! Magda Santucci.

  2. #2 by Maria da Salete Ximenes Cavalcante on 5 de setembro de 2014 - 21:23

    Estou na menopausa, tomo antidepressivo.Desejo ajuda para tristeza, desanimo,cansaço mental e fogo selvagem.Muto obrigada .

  3. #3 by Terapeuta Magda Santucci on 16 de julho de 2014 - 18:54

    Enviado em 08/06/2014 as 11:15
    os florais podem ser usados para minimizar a diabetes tipo 2 ? São indicados e aplicados para este fim ? Grato

    CARLOS HENRIQUE, os florais atuam no emocional e o equilíbrio conquistado se reflete na fisiologia como consequência, por essa razão os florais não devem ser indicados como primeira forma de tratamento para problemas físicos. Por outro lado, os florais adequados podem ajudar de forma complementar, desenvolvendo as qualidades necessárias para se manter o equilíbrio como por exemplo, a positividade, a paciência, a perseverança, a força interior… Na visão da psicossomática os problemas no corpo físico podem ter causas emocionais, por isso muitas vezes, identificar a possível causa emocional já é de grande valia. Um abraço e tudo de bom!!! Magda Santucci.

  4. #4 by Carlos Henrique on 8 de junho de 2014 - 11:15

    os florais podem ser usados para minimizar a diabetes tipo 2 ? São indicados e aplicados para este fim ? Grato

  5. #5 by Terapeuta Magda Santucci on 12 de fevereiro de 2014 - 17:11

    Patrícia, pesquise sobre os florais Larch, Gentian, Willow, Chestnut Bud e Wild Rose, todos de Bach. Um abraço! Magda Santucci.

  6. #6 by Terapeuta Magda Santucci on 12 de fevereiro de 2014 - 15:02

    Dialene, a energia utilizada para combater um problema pode ser muito melhor aproveitada se for direcionada para desenvolver as qualidades que precisamos, como paciência, serenidade, calma, auto confiança, força de vontade, auto disciplina… Ao desenvolvermos as qualidades que necessitamos, damos chance para a positividade ganhar força e assim, a negatividade (a ansiedade, a irritação, o medo…) perde a força naturalmente e deixa de se manifestar. Então, para emagrecer utilizando florais é preciso entender e tratar aquilo que desencadeia a ansiedade. Um terapeuta especializado terá condições de lhe ajudar a escolher florais de forma personalizada. Tudo de bom! Magda Santucci.

  7. #7 by Patrícia on 10 de fevereiro de 2014 - 17:12

    Tem algum floral pra pessoas que tem desanimo de ir a escola por ver que seus amigos ja se formaram e ela é a unicaq eu ainda ta la ?

  8. #8 by dialene on 8 de fevereiro de 2014 - 20:57

    Como emagrecer e controlar a ansiedade usando floral

  9. #9 by Terapeuta Magda Santucci on 28 de janeiro de 2014 - 15:42

    Simoni: Pela sua escolha de florais parece que você está indecisa quanto ao rumo a seguir. Pode ser que esteja com medo de fazer uma escolha ou de mudar, pode ser que tenha dificuldade de aprender com as experiências vividas e por isso continua repetindo o mesmo padrão. Parece também que está sem energia para prosseguir. Se é isso que está sentindo então essa composição que mandou preparar está legal, mas seria ideal identificar e tratar as causas que ocasionam essa situação e não apenas utilizar os florais como paliativos. Por exemplo, pesquise mais sobre o Mimulus (que já escolheu) que desenvolve a coragem de se expor na vida; sobre Larch que desenvolve a percepção da própria capacidade e proporciona auto confiança para encarar novos desafios; sobre Cerato que desenvolve a percepção para ouvir e seguir a voz interior; sobre Wild Rose que nos conecta com a motivação para sair da mesmice. Você pode utilizar vários florais ao mesmo tempo, mas quanto menos florais mais fácil será para observar os resultados. Mande notícias! Abraços. Magda.

  10. #10 by Simoni on 28 de janeiro de 2014 - 8:53

    Olá Magda, gostaria de saber em relação as combinações. Se quero trabalhar duas virtudes diferentes, mas relacionadas com o mesmo tema, posso toma-las juntas? Ou seria melhor em momentos diferentes?! Por exemplo: wild oat e Hornbeam

    Manipulei um floral com essas combinações: wild oat, mimulus, chertnut bud, olive, hornbeam… esta ok?!

  11. #11 by Terapeuta Magda Santucci on 27 de janeiro de 2014 - 18:41

    Danilo, os florais desenvolvem a positividade e essa vai ganhando força e tomando o espaço da negatividade que deixa de se manifestar “assim como a neve que derrete sob a luz do sol” (palavras de Bach). Não há combate contra isso ou aquilo. Assim como dizia Madre Tereza, não devemos combater a guerra, mas promover a paz. Portanto os florais não criam doenças, muito pelo contrário! O Dr. Bach também foi um homeopata, mas ele buscava um tratamento mais delicado e menos agressivo e foi assim que ele descobriu as essências florais. Para saber mais: “Remédios Florais de Bach – Forma e Função” de Julian Barnard. Abraços. Magda

  12. #12 by Danilo Ferrarzei on 21 de janeiro de 2014 - 15:00

    Boa Tarde…

    Na homeopatia, um medicamento pode “CRIAR” uma doença semelhante (ARTIFICIAL) á uma doença que esta mesma substancia pode curar, ou seja: se o individuo saudavel não tiver a doença, cria-se a “PATOGENESIA”…

    Gostaria de saber se possivel, se com os tratamentos com florais obedece o mesmo parametro (CRIA A DOENÇA CASO ELA NÃO EXISTA EM UM HOMEM SÃO)?

    OBRIGADO