Conservantes e prazo de validade dos florais

Segundo os produtores, uma essência floral concentrada – Stock, quando bem armazenada, pode durar vários anos, mas devido a uma exigência legal é necessário ter o prazo de validade (em média 5 anos) no rótulo do frasco concentrado.

Já os frascos de tratamento, aqueles que são preparados nas farmácias, por serem  feitos em  base de água  podem se deteriorar devido a uma série de fatores como o calor, a contaminação por bactérias do conta gotas ou do frasco mal esterilizado, entre outras coisas. Por essa razão os frascos de tratamento preparados por terapeutas e pelas farmácias devem conter um conservante como o conhaque, brandy, glicerina vegetal ou vinagre de maçã.

O prazo de validade do frasco de tratamento preparado pela farmácia ou pelo terapeuta depende da proporção de conservante existente na composição e costuma chegar a 30% do total do conteúdo do frasco.

Em locais muito frios os frascos de tratamento costumam se manter conservados por mais tempo, por isso podemos utilizar, em alguns casos e por um período curto, um frasco sem conservante, mas se o deixarmos sob refrigeração.

O ideal é tomar cuidado para não deixar sob calor forte, não encostar o conta gotas na boca e em mais nenhum lugar. Importante também é verificar constantemente se o líquido está límpido. Caso contrário, melhor não tomar e refazer o frasco.