Posso escolher florais por conta própria?

As diversas listas que relacionam essências florais com sintomas que encontramos na Internet, em livros e em revistas podem ser utilizadas  para obter uma noção da abrangência dos florais. Entretanto não é produtivo  escolher florais tendo como base apenas essas listas objetivas, pois cada pessoa é diferente da outra e as causas de seus problemas são diferentes, razão para a escolha de essências florais ser personalizada.

Para obter resultados positivos, a escolha das essências deve ser adequada à pessoa, ao seu contexto e à sua personalidade. Por esse motivo, o terapeuta especializado não escolhe essências pensando apenas em sintomas como: stress, agitação, tristeza, saudades, insônia, ansiedade, depressão, obesidade, medo, ciúmes, raiva, falta de concentração, preocupações, etc. Escolhemos florais para a pessoa que tem essas e inúmeras outras dificuldades.

As essências florais indicadas para uma pessoa que tem um sintoma, podem ser completamente diferentes das essências indicadas para uma outra pessoa que tem o mesmo sintoma.

Outro fator importante que nos leva a ter cautela é que os florais podem, eventualmente, trazer para a consciência conteúdos internos que estavam escondidos. Se estamos sofrendo fica ainda mais difícil ter clareza para escolher as essências e lidar com a situação sem suporte. Podemos não estar preparados ainda para encarar esses sentimentos e corremos o risco de gerar mais confusão do que resultados positivos.

É preciso estudar a causa do desequilíbrio para fazer a escolha dos florais, para que o efeito seja duradouro e não simplesmente um paliativo, que eventualmente dá um alívio momentâneo, pois na primeira situação estressante os sintomas podem voltar.

A terapia floral, com acompanhamento, visa mais do que aliviar sintomas. Tem o objetivo de identificar as causas emocionais que levaram ao surgimento dos mesmos. A pessoa é vista como um todo. Ao mesmo tempo que consegue alívio para a situação atual, também desenvolve o auto conhecimento podendo assim  tratar as causas de seu sofrimento.

 

  1. #1 by Terapeuta Magda Santucci on 16 de fevereiro de 2014 - 18:30

    Mariana,utilize o floral Rescue ou Five flower. Mande manipular. Tome 4 gotas, várias vezes ao dia, sempre que sentir necessidade, por um mês. Se ainda continuar com esse sintomas, procure orientação de um terapeuta floral. Abraço e melhoras. Magda Santucci.

  2. #2 by Terapeuta Magda Santucci on 15 de fevereiro de 2014 - 18:51

    Rita, mais importante do que tentar controlar a ansiedade seria identificar de onde ela vem e por que. Outra coisa importante: um sono reparador costuma ajudar as pessoas a equilibrarem o apetite, por isso parece que adotar e seguir uma rotina de horários com auto disciplina (evitando estímulos antes de deitar) poderia lhe ajudar bastante. Você pode mandar preparar uma composição com os florais Impatiens, White Chestnut, Gentian (esses de Bach), Dill, Chamomile e Saint John’s Wort (esses da Califórnia) para tomar 4 gotas às 18h, às 20h, às 22h e antes de se deitar. Essa composição pode lhe ajudar a ter um sono reparador, primeiro passo para iniciar uma dieta, mas lembre-se que o acompanhamento de um terapeuta floral especializado poderá lhe proporcionar os resultados que deseja (desenvolvendo a serenidade o auto controle a motivação, perseverança…)ainda mais se fizer a sua parte! Boas sorte e bom sono! Magda Santucci.

  3. #3 by Mariana on 13 de fevereiro de 2014 - 15:22

    Olá, perdi meu pai fazem 5 meses em um acidente, fiquei bastante abalada, sinto que desde o ocorrido tenho me sentido estressada, nervosa, explosiva, ao mesmo tempo sinto uma angustia que por vezes aperta o peito, então fico bastante deprimida e choro muito. Ando cansada e sem ânimo, tem alguma indicação?? Obrigada

  4. #4 by Rita on 6 de fevereiro de 2014 - 8:23

    Gostaria de ajuda para escolher um floral para controlar minha ansiedade, que me faz inclusive comer muito. Além de comer muito, não consigo dormir tranquilamente, fico muito tempo olhando a internet já deitada na cama e tenho um sono agitado. Qual o melhor floral pra mim? Obrigada!

  5. #5 by Terapeuta Magda Santucci on 12 de novembro de 2013 - 12:27

    Marta, mas quais seriamas razões que a levam a ranger os dentes durante o sono? Preocupações? Raiva? Agitação excessiva, irritação? Medo? Ansiedade, vontade de se expressar e não conseguir…? As razões são a base para a escolha de florais, por isso não há uma fórmula específica para esses sintomas, mas sim florais escolhidos de forma personalizada para tratar você e não apenas os seus sintomas. Abraços.

  6. #6 by Narta Cruz on 19 de outubro de 2013 - 19:51

    Sofro de briquismo ou bruxismo (ranger dentes durante a noite) ha cerca de 1 ano. Acontece todas as noites. Tambem sonho muito. Os florais podem ajudar? Que florais devo tomar? Muito obrigada pela ajuda.

  7. #7 by Florais Bach on 26 de julho de 2013 - 15:44

    Wilma, o ideal é abordar as causas da sua insegurança que podem ou não se relacionarem com o sentimento de rejeição.Seria indicado que você procurasse orientação especializada para lhe ajudar a identificar essas causas e desenvolver os aspectos que necessita, como coragem, auto confiança, auto estima, etc. Existem vários florais que podem ajudar, por isso seria importante conhecer mais sobre você.Caso tenha interesse num atendimento completo solicite uma consulta personalizada. Um abraço. Magda Santucci.

  8. #8 by Wilma Almeida on 29 de junho de 2013 - 18:06

    Tenho carteira de habilitação há dez anos e não dirijo, pois tenho insegurança, medo. Tenho também complexo de rejeição. Que florais devo usar? Muito obrigada. Wilma

  9. #9 by Florais Bach on 24 de janeiro de 2013 - 15:30

    Cristina, cada mulher tem um jeito de ser e de lidar com os sintomas da tensão pré menstrual, por isso as composições florais (vários florais juntos no mesmo frasco) devem ser personalizadas.Um abraço. Magda

  10. #10 by CRISTINA on 23 de janeiro de 2013 - 16:42

    GOSTARIA DE SABER SE OS FLORAIS SÃO BONS PARA TPM ????

  11. #11 by Florais Bach on 22 de janeiro de 2013 - 13:54

    olá Márcia! Você poderá ter apoio de uma série de florais adequados a você. Eles podem lhe ajudar a desenvolver os aspectos que necessita, como motivação, alegria, perseverança, força, comunicação com as pessoas, concentração, raciocínio, entre outras coisas. Para saber quais os melhores florais seria importante entender mais da sua personalidade, já que cada pessoa tem uma história e por isso cada pessoa necessita de uma composição floral específica. Pesquise sobre o floral Larch, de Bach. Um abraços e sucesso! Magda

  12. #12 by Florais Bach on 22 de janeiro de 2013 - 13:27

    Olá Beatriz! O ideal seria enxergá-lo como um todo e entender o contexto geral da família também. Entretanto, tente o floral Clematis e Hornbeam, de Bach. Um abraço. Magda.

  13. #13 by Florais Bach on 21 de janeiro de 2013 - 13:29

    Olá Luiz Carlos! Esses sintomas podem ser decorrentes da sua personalidade, do seu jeito de ser e de se colocar diante do mundo. Para lhe indicar florais seria importante saber mais a seu respeito, pois cada pessoa tem uma história de vida única. Os florais para você podem ser diferentes do que para uma outra pessoa ciumenta, explosiva, etc. O ciúme, pode ser sinal de carência, ou de baixa auto estima, ou de insegurança, entre outras coisas. Por isso o melhor é tratá-lo com base nas causas das suas dificuldades. Entretanto tente Honeysuckle (para lidar melhor com a saudade) e Cherry Plum (para desenvolver o auto controle).Se precisar de orientação personalizada visite a página Consulta ou entre em contato. Um abraço e tudo de bom! Magda.

  14. #14 by luiz Carlos on 17 de dezembro de 2012 - 16:14

    Boa tarde! Eu sou muito estressado, qualquer coisa eu já explodo, sou muito ciumento, e por coisas bobas brigo muito com a minha namoda! Estou vendo que isso está me atrapalhando e também meu relacionamento! Ainda mais por não morarmos na mesma cidade, ai junto estresse, ciúmess e saudadee…Você poderia me indicar algum tipo de floral para ajudar nesses sintomas?? Obrigado desde já

  15. #15 by Beatriz on 30 de outubro de 2012 - 19:49

    Boa noite,meu filho não presta atenção nas aulas,tem muitas dificuldades de aprender,não se concentra,esqueçe tudo que não é de seu interesse muito rapido.Não gosta de estudar se sente muito cansado a tarde para estudar so quer saber de brincar.Sua dificuldade com matematica é extrema,escreve errado.Pode me indicar qual o melhor floral.grata

  16. #16 by Márcia on 28 de outubro de 2012 - 10:48

    Bom dia!
    Gostaria de saber qual o floral indicado para mim,que estou recomeçando a faculdade,depois de muitos anos fora da mesma,pois tenho dificuldade na aprendizagem com números,sendo que sempre me enconto desanimada,por não ter facilidade como as demais pessoas,pois é anormal,visto que sou uma boa aluna nas demais disciplinas,mas quando o assunto é matemática e Estatística aí,parece que o meu mundo desaba,fazendo assim me sentir profundamente triste por não conseguir dominar a matéria. Abraço.

  17. #17 by Florais Bach on 17 de outubro de 2012 - 16:23

    Olá Larissa! Sua menina parece ser muito ativa e isso deve lhe desgastar muito mesmo. Quando a mãe fica esgotada parece que tudo piora, não é mesmo? O ideal é que tanto sua filha como você tomem florais, mas é preciso identificar se essa agitação e nervosismo é do temperamento dela ou se isso é uma tentativa de chamar a sua atenção para algo que a está a afligindo. Quando conseguimos identificar o motivo, tudo fica muito mais fácil e pode-se tomar as rédeas da situação e solucionar o problema. Sugiro que leia mais em: http://www.floraisbach.com.br/consultas-via-e-mail/atendimento-para-criancas/ . Abraços. Magda.

  18. #18 by Larissa on 25 de agosto de 2012 - 0:01

    Boa noite! Eu tenho uma filha de um ano e seis meses que há tempos e super agitada e até nervosa, nao se concentra em uma única atividade que de para ela, o que poss fazer? ela chora constantemente e fica muito nervosa quando e contrariada. Ando muito stressada por vê-lá assim nao sei o que fazer para acalmar seus ânimos. Aguardo retorno. Abraços

  19. #19 by Florais Bach on 7 de junho de 2012 - 16:58

    Oi Renato! Se a fórmula pronta tiver algum floral necessário para você é possível até obter algum resultado com ela, mas como essas composições não podem ser personalizadas, se houver resultados eles tendem a ser paliativos e temporários, já que são indicados para sintomas e não para as pessoas. Composições florais prontas podem eventualmente ajudar, mas também podem mascarar as verdadeiras causas do sintoma ou trazer à tona conteúdos emocionais difíceis de lidar sem acompanhamento terapêutico. Um abraço e boas coisas pra você! Magda Santucci.

  20. #20 by Renato on 7 de junho de 2012 - 12:38

    Penso em comprar um floral pronto na farmácia para a ansiedade, mas lendo o texto acima fiquei com receio. O floral pode fazer mal? Obrigado. Renato